Promotor
Câmara Municipal da Maia
Sinopse
A partir de testemunhos reais de mulheres carreteiras e do imaginário do poeta italiano Tonino Guerra
Mulheres Móveis é uma viagem documental e ficcionada pelas histórias e memórias das carreteiras, mulheres que transportavam os móveis à cabeça no concelho de Paredes, em tempos que já lá vão. Um espectáculo visual e musical que pretende homenagear as mulheres carreteiras, partindo dos seus testemunhos e do contributo do imaginário do poeta italiano Tonino Guerra. Maria, Letinha, Justa e Sãozinha serão as últimas carreteiras, aquelas que nos trazem o testemunho de um tempo de miséria e trabalho duro, sem prémio. Mas as palavras de Tonino Guerra não nos permitiram pintar de cinzento o seu tempo, porque «a pobreza ajuda à fantasia. Na pobreza vive-se sob uma chuva de desejos suspensos.» Foi esse caminho de dor e sacrifício, pontuado por momentos de alegria e forte solidariedade, que quisemos trilhar.
“Mesmo das pequenas coisas, sabemos tão pouco da vida.” - Tonino Guerra
Ficha Artística
Dramaturgia e encenação Fernando Moreira Interpretação Ângela Marques Filomena Gigante Luísa Calado Mariana Macedo Cenografia e adereços Ana Pinto Figurinos Xana Miranda Coreografia e movimento Andrea Gabilondo Música Carlos Adolfo Design de luz Cláudia Valente Fotografia e registo de cena Elsa Pacheco Design gráfico Marta Ramos
Informações Adicionais
Os lugares destinados à mobilidade reduzida e os Passes Festival e Fidelidade apenas podem ser adquiridos nas bilheteiras locais: Fórum da Maia, Biblioteca Municipal e Posto de Turismo.
Não é permitida a entrada após o início do espetáculo, não há lugar à devolução do valor do bilhete.