Promotor
Universidade de Aveiro
Breve Introdução
O Projecto DME, fundado pelo compositor Jaime Reis e sediado em Seia e Lisboa, apresenta um programa de música acusmática com cinco peças de compositores que trabalham a voz humana como material musical.
Sinopse
O programa contém obras de compositores de três gerações:
- da pioneira acusmática Annette Vande Gorne, a principal descendente académica de Pierre Schaeffer e Pierre Henry - arquitetos fundadores da música concreta - numa obra com um acutilante texto de Kamal Ben Hameda;
- de dois compositores de carreira internacional: Theodoros Lotis, que nos oferece um retrato de uma manifestante em diálogo com outros objetos sonoros, e Jaime Reis, que realiza uma desconstrução da voz até ao seu elemento mais ínfimo, o fonema, numa peça da sua juventude, concebida e realizada na Universidade de Aveiro aquando dos seus estudos na licenciatura em música na instituição.
- dos jovens compositores Marta Domingues e Cristóvão Almeida, de inspiração textual em Clarice Lispector e Walt Whitman, respetivamente.
As peças serão espacializadas em concerto por Jaime Reis, Theodoros Lotis, Marta Domingues e Cristóvão Almeida, através do acusmónio DME (sistema de difusão multicanal), convidando o público a uma experiência sonora imersiva.
Programa / Cartaz
Instantes (2022) [c. 12’] - Marta Domingues (2000)
Phonopolis (2003-2004) [c. 7’] - Jaime Reis (1983)
Portrait d'une Manifestante (2014) [c. 11’] - Theodoros Lotis (1967)
Estudo Acusmático (2023) [c. 7’] - Cristóvão Almeida (2000)
Fragments de lettre à un habitant du Centre (2002) [c. 12’] - Annette Vande Gorne (1946) / Kamal Ben Hameda (1954)
Informações Adicionais
Mais informações em https://www.ua.pt/pt/festivaisdeoutono