Promotor
Fundação Centro Cultural de Belém
Sinopse
Um objeto. Lá dentro, num labirinto desdobrável de jogos, experiências e engenhos, somos levados para um universo onde o som também é visível e palpável. Também o podemos cheirar e até comer, mas melhor do que tudo isto, é poder ser som, e o poder aqui é de quem constrói este universo, livre e em crescimento. Neste objeto, que tem muitos outros objetos lá dentro, encontramos pistas que foram deixadas pelos exploradores deste universo — os Sononautas. Estes seres, ligados entre si por ondas sonoras, fazem da partilha uma prática elementar, para se relacionarem, aprenderem e sentirem. Juntos, partimos numa viagem só de ida, em direção ao infinito.
Sononautas é uma criação comunitária para crianças adultas e adultos que se recusam veementemente a crescer. É concebido através dos ouvidos da Sonoscopia, que escuta atentamente as intervenções de um grupo de oito Sononautas. Em conjunto, e ao longo de quatro sessões, é construído um objeto que tem tanto de armário como de nave espacial, e que pode ser transportado para diferentes espaços. Depois, dele saem várias aventuras — sons nunca ouvidos, experiências sonocientíficas, sinais de rádio pirata ou puzzle-partituras.
Os Sononautas têm vidas infinitas e o poder da transformação. São músicos, construtores de instrumentos ou cientistas, e podem ser avistados em concertos, a pilotarem naves-armário ou a recrutarem militantes para as várias causas do som.
Ficha Artística
Conceção Ana Veloso, Henrique Fernandes e Gustavo Costa
Cocriação Ana Veloso, Beatriz Costa, Guilherme Aguiar, João Calado, Maria Komarova, Sofia Sá, Tiago Mendonça, Henrique Fernandes, Gustavo Costa e Vicente Mateus
Produção executiva Patrícia Caveiro
Produção Sonoscopia
Coprodução CCB / Fábrica das Artes
A Sonoscopia é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa - Cultura/Direção-Geral das Artes.
Notas Suplementares
Espetáculo com uso de luzes estroboscópicas (strobe).
Preços
Público Geral: 3,50€ (fim-de-semana)