Promotor
Associação Sons da Lusofonia
Sinopse
As diferentes comunidades do Jazz voltam a encontrar-se no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, na 22ª edição da Festa do Jazz.
O trio Sonic Tender, composto por Guilherme Aguiar no piano, João Carreiro na guitarra e João Valinho na bateria - auto-descreve-se como sendo “dedicado a transmutar fontes sónicas num objeto sonoro unificado”. E, de facto, esta música não é de todo uma interação entre diferentes vozes, mas sim uma fusão de vozes (e respectivos timbres) numa única unidade (multi-camadas). Neste aspecto, e embora algum do material sonoro empregue nos possa fazer lembrar a chamada música livre, representa uma ruptura radical com ela.
Já o imaginário sonoro criado pelo duo da cantora grega Savina Yannatou e da pianista Joana Sá é tão estranho quanto encantatório. Aproximando-se e distanciando-se do território da canção, o duo encara-o enquanto material plástico, extensível e transmutável, fazendo uso da improvisação, técnicas expandidas e da não-palavra enquanto meios e processos da criação musical.
Quase-canções, nunca-canções, canções que se estranham no seu próprio processo de devir, canções estilhaçadas, desfeitas, implodidas ou explodidas.
Ao seu primeiro disco ‘Ways of Notseeing’, editado pela Clean Feed em 2020 e elogiado pela crítica nacional e internacional, seguir-se-á um novo disco para breve.
Informações Adicionais
https://sonsdalusofonia.com/festa-do-jazz/