Promotor
Município de Lagoa
Sinopse
‘Port’Inglês’ é o nome do 11o álbum de Carmen Souza, mundialmente distribuído pela Galileo Music.
‘Port’Inglês’ conta as histórias esquecidas das marcas deixadas na cultura cabo-verdiana, pela presença Britânica em Cabo Verde.
Neste disco, o Jazz na música e voz de Carmen Souza fala uma linguagem de liberdade que é significativa para todas as culturas, combinando na perfeição com músicas e ritmos tradicionais como Funana, Contradança, Morna ou Mazurca.
“Depois da vasta pesquisa que fiz para a minha tese de mestrado era impossível não expressar as minhas descobertas através da minha música.
Imediatamente senti-me inspirada para compor/escrever estas canções que personificam este período histórico. O álbum investiga temas de identidade cultural, resistência, colonialismo e descolonização destacando a ligação entre Cabo Verde e o Reino Unido.
A inspiração veio de contos populares, contos do mar e até mesmo da música folclórica britânica. “Tal como as pessoas que habitam as ilhas, a música de Cabo Verde é de origem cultural mestiça. Souza e Pascal, há mais de duas décadas, que arriscam com o seu som único, usando o Jazz para criar uma nova sonoridade musical crioula com o seu ADN Lusófono/Cabo Verdiano. Neste disco, o Jazz fala uma linguagem de liberdade que é significativa para todas as culturas, combinando perfeitamente com músicas e ritmos tradicionais como Funana, Contradança, Morna ou Mazurca. Refletindo o hibridismo multifacetado de Cabo Verde.A voz de Carmen Souza apresenta uma variedade de registos texturizados que exploram as subtilezas da sua capacidade expressiva. Para esta rica tapeçaria musical contribuíram um grupo de talentosos músicos de origem Lusófona e Britânica e é com muito gosto que apresentamos Por´tInglês ao vivo
Preços