Promotor
Associação Zé dos Bois
Breve Introdução
Hayden Pedigo: homem, mito, mestre do disfarce; não-escolhedor, escolhedor a dedo, absurdista, perfeccionista. O candidato pouco ortodoxo à Câmara Municipal de Amarillo, tema do filme Kid Candidate, e criador dos aclamados Letting Go (2021) e The Happiest Times I Ever Ignored (2023) embarca agora no lançamento do seu novo álbum I'll Be Waving as You Drive Away. Inovador do género instrumental, desafiador do estereótipo, filho de um pregador de paragem de camiões, ele faz marcha-atrás num Silverado vermelho-cereja sob o seu próprio outdoor em que se encontra sorridente, com Brylcreem e o seu fato Nudie. O seu pé hesita sobre o pedal do acelerador enquanto uma nuvem de poeira se levanta.
Onde se situa o seu verdadeiro eu, entre o anúncio radiante e o artista desiludido? Neste trabalho intencionalmente maximalista e resistente ao género de Americana instrumental distorcida - um ponto de exclamação no final de uma trilogia acidental de discos - nós, e Hayden, talvez estejamos prestes a descobrir.
Ao contrário dos seus antecessores na “The Motor Trilogy” (unidos pelo seu trabalho artístico veicular de Jonathan Phillips) - que compensam a clareza de composições acústicas esparsas com um carrossel de personas e trajes - I'll Be Waving As You Drive Away vê Hayden virar a sua prática do avesso, incendiar a caixa de roupa, atirar todos os outros discos modernos de guitarra acústica às chamas e tropeçar nos fumos. Após dois anos de digressão ininterrupta com artistas como Jenny Lewis, Devendra Banhart e Hiss Golden Messenger, Hayden Pedigo está pronto para abrir a cortina e deixar o mundo entrar. O seu registo mais emocionalmente sincero, “há algo de verdadeiramente humano” nesta última parte, afirma Hayden.
Hayden esconde um último jack-in-the-box no final da prensagem do disco em vinil. A flutuar sobre uma peça de música de 4 pistas dos seus arquivos, a voz do próprio artista, “a última coisa que se espera ouvir num disco de guitarra instrumental”. Apesar de finalmente conhecermos o criador, de o olharmos ternamente nos olhos, é tudo demasiado breve; I'll Be Waving As You Drive Away desenrola-se e, com uma ponta do chapéu, um ranger do braço mecânico, uma batida da porta do camião e uma nuvem de fumo, Hayden Pedigo desaparece - tão rapidamente como foi revelado.
~
P.S. Lucas tem vindo a aperfeiçoar a arte de fazer canções há já algum tempo. A estreia a solo “In Between” trazia os ecos dos mestres da escrita de canções da era moderna - de Cohen a Callahan, de Drake a Brassens - mas com uma assinatura muito própria. O recém-lançado Villains & Chieftains é mais uma revolução silenciosa, e uma que continua a mexer com os corações dos seus ouvintes. A música de Lucas emana uma luz que não se encontra em mais lado nenhum, uma tonalidade que só aqui se reconhece: parte azul, parte sépia, parte mar, parte terra, parte presente, parte memória, parte silêncio, parte estremecimento.
Abertura de Portas
20:30
Preços