Promotor
Associação Zé dos Bois
Breve Introdução
Uma apresentação musical ao vivo com mais de 100 teclados de brinquedo.
Cada teclado toca uma nota sustentada de um determinado tom e, à medida que o número de teclas aumenta, cria-se um estranho efeito moiré sonoro. Como a maioria dos teclados tocados são produtos baratos ou feitos como brinquedos, o tom/afinação de cada tecla pode estar ligeiramente desajustado e flutuar um pouco quando tocados por muito tempo e alimentados por bateria. O ligeiro desalinhamento cria uma ressonância complexa.
Esta apresentação concentra-se no fenómeno do «som de interferência», que é uma distribuição complexa da pressão sonora e outros parâmetros quando ondas sonoras da mesma frequência, mas com diferentes direções de propagação, se sobrepõem, e no fenómeno em que os sons parecem um padrão «moiré» devido à ressonância gerada pelas diferenças subtis no tom.
Ao mudar a direção dos ouvidos e ao mover-se ao redor dos teclados, os sons complexos de interferência e ressonâncias no espaço produzirão diferentes zumbidos, loops e batidas em cada local específico. É uma experiência auditiva como tecer um “padrão têxtil”, o significado original de “moiré”, com cada ouvido.
Abertura de Portas
18:30
Preços