Promotor
Faz Cultura - Empresa Municipal de Cultura de Braga, E.M.
Sinopse
Com mais de quarenta anos de carreira, Bill Orcutt vai aonde a guitarra o levar. É, indiscutivelmente, um dos nomes mais influentes da música experimental e um dos instrumentistas mais importantes da nossa época.
Emergiu nos anos 1990 como cofundador dos seminais Harry Pussy, banda que juntava o caos do no wave e a intensidade do hardcore com uma improvisação jazz a lembrar Cecil Taylor. Precursores do movimento noise, fizeram digressões com Sonic Youth, Sebadoh, The Dead C e Guided by Voices. Com o fim do projeto, em 1997, Orcutt desapareceu durante mais de uma década até regressar a solo com A New Way To Pay Old Debts (2009).
O reconhecimento foi imediato. O disco foi eleito pela The Wire como o terceiro melhor lançamento do ano e, desde então, somam-se elogios e destaques por toda a imprensa especializada. A Pitchfork descreveu-o como “uma das grandes mentes criativas da história da guitarra”, a NPR afirmou que “ninguém toca guitarra como ele”, o New York Times destacou-o como “um instrumentista que nunca fica pela metade” e a The Wire considerou-o “impressionante e diferente de tudo o que se pode imaginar”. Recentemente, lançou Music for Four Guitars (2022), trabalho que lhe valeu comparações a Steve Reich.
Quer esteja a tocar a velha guitarra acústica Kay ou a elétrica Telecaster, sempre com duas cordas arrancadas, o som de Bill Orcutt é inconfundível. A cada gravação e performance, continua a inventar uma linguagem sonora construída feita de tons crus, minimalismo irregular e com uma improvisação incansável.
Preços
Descontos
- Alunos Ensino Artístico
- AM Incapacidade Multiuso
- Cartão ISIC
- Cartão Jovem
- Crianças até 12 anos
- Desempregados
- Estudante
- Maiores de 65 anos
- Pentágono
- Profissionais Espetáculo