Promotor
Teatro Municipal Joaquim Benite
Breve Introdução
Ao ser escolhido para substituir o duque de Viena durante a ausência deste da cidade, Ângelo aproveita-se do cargo para extravasar a sua maldade: condena Cláudio à morte, por este não ter cumprido os trâmites legais no casamento com Julieta, que já casou grávida. A irmã de Cláudio, Isabela, tenta interceder, mas Ângelo chantageia-a e exige a sua virgindade em troca da vida do irmão. Ao tomar conhecimento desta chantagem, o duque intervém, orquestrando um plano com Mariana, a antiga noiva de Ângelo, de modo a expor a sua hipocrisia.
MEDIDA POR MEDIDA é uma peça de William Shakespeare escrita em 1603 ou 1604 e publicada em 1623, originalmente definida como uma comédia, embora a sua complexa trama torne difícil classificá-la, avisa o encenador Ignacio Garcia, que identifica os temas, recorrentes em Shakespeare, que aqui encontramos: “A bondade ou a perversão do poder, a usurpação da identidade, a justiça ou a injustiça exercidas pelos governos, o amor e a luxúria que se emaranham e se enredam até se confundirem, a lealdade e a traição como a cara e a coroa da própria condição humana”. A atmosfera em que as personagens se movem é de intriga, mentira, traição e imoralidade. “Medir e ser medido, sempre e incessantemente, julgar e ser julgado sem descanso, viver a infelicidade de uma supervisão constante e permanente, impiedosa, com a esperança como único remédio, porque, como diz o próprio texto: os infelizes não têm outro remédio senão a esperança”.
O encenador IGNACIO GARCÍA é bem conhecido do público do TMJB: em 2017 dirigiu História do cerco de Lisboa, de José Saramago; em 2019 voltou a trabalhar com a CTA em Reinar depois de morrer, de Luis de Guevara; e em 2021 dirigiu Nem come nem deixa comer, de Lope de Vega.
Ficha Artística
Texto WILLIAM SHAKESPEARE
Tradução FERNANDO VILLAS-BOAS
Versão JOSÉ GABRIEL ANTUÑANO
Encenação IGNACIO GARCÍA
Cenografia JOSÉ MANUEL CASTANHEIRA
Figurinos SÉRGIO LOUREIRO
Desenho de Luz GUILHERME FRAZÃO
Vídeo PEDRO CASTANHEIRA
Interpretação ANDRÉ PARDAL, ANA CRIS, DUARTE GRILO, DUARTE GUIMARÃES, JOÃO CABRAL, JOÃO DIDELET, JOÃO JESUS, MARIA JOÃO FALCÃO, MARINA ALBUQUERQUE, PEDRO WALTER
Uma criação da Companhia de Teatro de Almada
Preços