Promotor
Maternidade | Mermaid Cathedral Associação
Breve Introdução
O Rama em Flor - festival comunitário, feminista, queer é um festival que se compromete a celebrar o feminismo e a cultura queer, através de uma programação transdisciplinar, heterogénea e inclusiva.
Assumindo-se como um herdeiro do Ladyfest, um festival comunitário que nasceu em 2000 a partir do movimento riot grrrl e que desde então é organizado independentemente em inúmeros países, o Rama em Flor procura juntar artistas, investigadorxs e activistas locais e internacionais com o objectivo de criar espaços de encontro e debate, aumentar a representatividade feminina e trans, incitar a consciência política, a actividade cívica e estimular a liberdade das identidades e expressões de género.
Sinopse
Rama em Flor - Festival Comunitário Feminista Queer celebra o desfecho da sua segunda edição com uma festa no Jardim da Trienal de Arquitectura de Lisboa, acolhendo o tão aguardado regresso a Portugal de The Raincoats, uma das raras bandas da primeira onda do punk inglês com um vulto português na fileira da frente, Ana da Silva. Com mais de 40 anos de carreira, quatro álbuns de longa duração lançados, e com um som absolutamente peculiar e uma postura politicamente engajada, o concerto acontece em trio com Ana da Silva, Gina Birch e Anne Wood.
Depois de marcar presença na primeira edição do Rama em Flor em 2016, a produtora tunisina Deena Abdelwahed, uma referência internacional para a dance music, traz a Portugal um live do seu álbum de 2017, Klabb, com as suas mutações de protesto cultural da Tunísia e hinos surreais, entrelaçando ritmos mecânicos, agudos nebulosos e graves profundos.
Caroline Lethô, apresenta ao vivo no Rama em Flor o seu novo trabalho eletrónico. Uma das compositoras e DJs mais inovadoras da cena de dance music que opera em Lisboa, vista por muitos como uma mudança de paradigma na cidade, prova o seu amor pela experimentação e a sua crescente confiança para romper as fronteiras estabelecidas com as suas produções para a AVNL, Labareda ou Extended Records, e o seu programa mensal da Rádio Quântica.
Vaiapraia e as Rainhas do Baile é um trio punk empenhado em criar imagens poéticas através de canções pop sinceras e imediatas. O disco debutante 1755 é fruto de um trabalho de simbiose em banda. Esta é uma música que por vezes nos anima e apela à acção, e por outras nos leva no caminho errante do desejo. Para além da lírica explícita e honesta a que alguns alinham com a tendência musical de queercore, o trabalho do trio extravasa essa categoria adoptando, tanto a energia do garage rock, como a da pop de pastilha elástica.
O colectivo Intera é um convite à liberdade musical (e muito mais), afastado de rótulos ou julgamentos, e envolvendo alguns dos talentos mais originais da noite de Lisboa. A sua abordagem ao som e statement cultural transmite um sentido de liberdade na era da saturação, marcando também presença nesta Festa de Encerramento.
Candy Diaz (aka Ana Farinha) é a co-autora do programa "Floresta Encantada" na rádio SBSR e também ex Les Baton Rouge e Women Non Stop. Apresenta um set que explora o universo das The Raincoats, sob influência da Punk fervilhante e hiperactiva dos X-Ray Spex, o dub atmosférico das New Age Steppers e um sem número de referências.
Promotor
Rama em Flor - festival comunitário, feminista, queer
Abertura de Portas
17h00
Programa / Cartaz
The Raincoats
Deena Abdelwahed
Caroline Lethô
Vaiapraia e as Rainhas do Baile
Candy Diaz
Intera Collective
Pré venda
20€